Páginas

No dia 22 de maio de 2014, Santa Cruz do Sul recebeu o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul 2014 e o 26ª Seminário de Municipalização da Saúde. O evento, que foi até sábado (24/5), discutiu a Humanização da Assistência e a Qualidade da Gestão da Saúde no SUS. A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, o presidente do COSEMS/RS e secretário da Saúde de Novo Hamburgo Luís Carlos Bolzan, o diretor executivo de comunicação social do CONASEMS e secretário municipal de saúde de São Lourenço do Sul, Arilson Cardoso, a vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany e o secretário da saúde de Santa Cruz do Sul, Carlos Eduardo Behm.
O Congresso, principal fórum de discussão de saúde pública no Estado, reuniu gestores municipais, estaduais e federais, em torno de um debate municipalista, abordando os principais temas de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição, o evento apresentou duas novidades no seu primeiro dia, quinta-feira (22/5): um grande curso, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h30, com o tema SIOPS – Ferramenta indispensável à gestão, e quatro minicursos, das 9h às 13h, que comporão o Ciclo de Qualificação da Gestão Municipal: Auditoria, Regionalização/COAP, SARGSUS e TelessaúdeRS.
No segundo dia de evento, na sexta-feira (23/5), foi a vez das grandes mesas de debates iniciando com a “A Humanização da Assistência e a Qualidade da Gestão de Saúde sob a ótica de Municípios, Estado e União”, seguido da “A Humanização do SUS” e, por fim a “A Educação Permanente e seu papel na Humanização da Assistência à Saúde”. No sábado (24/5), um debate sobre “O Programa Mais Médicos e seu impacto na melhoria da Assistência” fechou a rodada de discussões. Em seguida, a Leitura da Carta de Santa Cruz do Sul, com encaminhamentos debatidos pelos participantes, encerrou o evento.
O Congresso das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul 2014 foi uma realização do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).
O município de Caibaté esteve representado no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde pela secretária de saúde Ivanês Knapp.


0 comentários:

Postar um comentário