Páginas

VACINAÇÃO: Proteger é cuidar


A descoberta da vacina ocorreu em 1796, por médico do interior da Inglaterra, chamado Edward Jenner, essa descoberta constituiu um dos maiores avanços da Medicina.
Naquela época, a varíola era uma doença aterrorizante, responsável por epidemias que dizimavam populações inteiras, com altas taxas de mortalidade, e cujas lesões, quando localizadas na face, desfiguravam as pessoas. Jenner observou que pessoas que ordenhavam vacas não pegavam a varíola, desde que tivessem contraído a varíola bovina (produzia bolhas nas tetas das vacas).
Teve então a idéia de retirar material de uma dessas bolhas e, no dia 14 de maio de 1796, inoculou-o em seu filho, James Phillips. Algumas semanas mais tarde, inoculou-o novamente, agora com o próprio vírus da varíola, e nada aconteceu. James estava imune à varíola. Nesse dia, nasceu à palavra vacina - em latim "o que diz respeito à vaca", que veio modificar profundamente os destinos da humanidade, por possibilitar a prevenção de inúmeras doenças infecciosas.
Jenner abriu o caminho para a descoberta das vacinas, o que muito tem contribuído para diminuir as doenças e as mortes causadas por agentes infecciosos.
Receber uma vacina é se proteger contra um tipo de doença, uma forma bem mais fácil e sem risco para a vida, do que ter que tratar a doença.
A vacinação no Brasil surgiu no inicio do século XX, nessa época não existia saneamento básico, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.
A vacinação é importante para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças. A vacina leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja contra os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças. Assim, quando as pessoas tem contato com os mesmos, através de pessoas doentes, seu organismo já criou anticorpos, formas de se defender, que não permitem que a doença se instaure.
O Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, lançou neste ano de 2012 a 14° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que se realizou nos dias 05 de Maio á 13 de junho de 2012. A meta é vacinar 80 % da população alvo, que são: idosos com 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de 06 meses á menores de 2 anos de idade, gestantes, povos indígenas e a população prisional. Até o momento foram vacinadas foram vacinadas 83,2% 

0 comentários:

Postar um comentário