As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
Para realizar este acompanhamento, desde o inicio do mês, a equipe da Secretaria de saúde, através das Agentes de Saúde e enfermeiras dos ESF's, e a equipe da coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família estão realizando encontros na cidade e nas localidades do interior, facilitando este acompanhamento, e aproveitando para realizar palestras sobre o Programa para estas família.
Lembramos a obrigatoriedade deste acompanhamento, para que as famílias não tenham o benefício suspenso ou até mesmo cancelado. Sendo assim, as famílias que não compareceram nos encontros marcados deverão procurar a sua Unidade de Saúde ou sua Agente de Saúde para que seja realizado este acompanhamento.
Segue o roteiro dos encontros que ainda serão realizados:
Dia 16/09 às 14:00
Comunidade: Rincão dos Santos e Pesqueiro
Local: Escola do Rincão dos Santos
ESF 02:
Dia: 26/09 às 14 hs Localidade : Vista Alegre
Agentes de saúde: Fabiane, Marceli
Local: Salão comunitário
Dia: 03/10 ás 14 hs
Localidade : Vila Assunção, Progresso, linha pessegueiro, Costa do Forte
Agentes de saúde: Mª Eli ( Lita) , leane, Morgani e Madalena
Local: salão comunitário vila Assunção
Dia: 10/10 às 14 hs Localidade : Bairro São João
Agentes de saúde: Silvia e José Hélio
Local: salão comunitário bairro são João
0 comentários:
Postar um comentário