Páginas

Agentes Comunitários de Saúde de Caibaté participam de Seminário sobre usos e benefícios das plantas medicinais

As diferentes possibilidades de uso e os benefícios de plantas medicinais foram evidenciados durante evento que reuniu mais de 250 pessoas nesta quinta-feira (12/09), em São Paulo das Missões. Do Município de Caibaté estiveram participando todos os Agentes Comunitários de Saúde. O 6º Seminário de Ervas e Plantas Medicinais, promovido pela Emater/RS-Ascar, Paróquia São Paulo Apóstolo, Pastoral da Criança e Grupo Terceira Idade, foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e resgate cultural.


A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Neida Fröhlich, que trabalha há 28 anos com fitoterapia na extensão rural, destacou, na abertura do evento, os diferentes usos de plantas medicinais. Do ponto de vista econômico, a planta medicinal pode ser uma alternativa de renda na propriedade da agricultura familiar, desde a produção de temperos, ervas condimentares e remédios caseiros. Também há o enfoque antropológico, uma vez que o conhecimento popular faz parte da cultura local. “No que tange ao aspecto agroecológico, as ervas podem ser usadas, por exemplo, como repelentes de insetos”, destacou Neida, que lembrou ainda o enfoque terapêutico (prevenção e tratamento de distúrbios e doenças) e o espiritual, uma vez que elas são símbolo de fé, crença e energia. “As plantas medicinais pressupõe também a solidariedade, representada na troca de mudas e ajuda mútua”, finalizou. 



A prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Ruwer, destacou que, neste contexto, “a realização do evento é fundamental para resgatar possibilidades de preservar e manter a saúde. Colhemos saúde de acordo com o que ingerimos”. 
As plantas recebem local de destaque no centro da cidade, onde Igreja, Emater/RS-Ascar e um conjunto de entidades implantaram um horto medicinal, em formato de relógio do corpo humano. “A Paróquia e a comunidade sentiram-se desafiados com o tema da campanha da Fraternidade de 2012 e, a partir disso, decidiram implantar o horto. Agora estamos dando o segundo passo que é o de socializar o projeto para inspirar outras iniciativas”, afirmou o padre Evelácio Bamberg.

Durante o evento, os participantes puderam assistir à palestra do especialista na área, Padre Ivacir João Franco, de Erval Grande, que compartilhou dicas da aplicabilidade das plantas medicinais na saúde humana. “A sabedoria está nas gerações. O desafio que temos é o de compartilhar o conhecimento com a juventude. Muitos dos medicamentos podem ser substituídos por plantas medicinais. Podemos ter autonomia sobre vários pontos da nossa saúde na horta de casa”, enfatizou.

O cardápio do almoço, servido após a palestra, buscou atender à proposta saudável do evento. Sopa de grãos, pão colorido, pãezinhos de mandioca, torta de legumes, bolacha de melado e bolo de banana com canela foram algumas das opções servidas.

O debate seguiu à tarde com o intuito de ampliar conhecimentos relativos ao plantio, identificação, armazenamento, preparo e uso das plantas medicinais. A importância do uso de plantas medicinais e suas diferentes aplicabilidades serão evidenciadas também no Fórum pela Vida, previsto para o dia 25 de outubro, em Porto Mauá.


Fonte: Rádio Caibaté

0 comentários:

Postar um comentário